Sem muito dizer, trazemos na forma correta na obrigação do culto divino e disciplina dos sacramentos o modo geral de usar as vestes litúrgicas e as insiguinias.
Tunica/Alva: usada por qualquer ministro instituído ou ordenado.
Batina: Usada por qualquer Ministro instituído ou ordenado.
Obs: seguindo as cores de cada gral Clerical
Estola sacerdotal: Usada por qualquer Padre, Bispo, Cardeal ou pelo papa. Melhor dizendo: Usada por qualquer sacerdote que tenha recebido o 2° gral da ordem.
Estola diaconal: usado apenas por Diáconos.
Dalmatica: Deve ser usado pelos diáconos em celebrações solenes e dominicais, também pode ser usada pelo Cardeal Carmelengo seguindo o serimonial dos bispos. Apenas diáconos e o Cardeal Carmelengo, também pelo papa.
Casula Gótica / Sem-Gotica: Usada por todos sacerdotes que receberão o 2° gral da ordem. Obrigatório o uso na celebração da Santa missa Normal
Casula romana: Usada pelos sacerdotes permitidos celebrarem o rito antigo. Proibida o uso em celebrações de missa normal sem a permiçao da congregação para o culto divino.
Capa Pluvial: Pode ser usada nas procissões, batismos, aspenção com água benta ou em ritos de ofícios divinos. Também pode ser usada em Celebração da Santa missa solene quando for dedicação de uma igreja.
Véu umeral: Obrigatoriamente usado em adoração ao santicimo Sacramento.
Obs: quando não tiver o véu usa-se estola com luvas sacerdotal.
Atenção aos serimoniarios: Ao dia-dia deve usar batina como qualquer sacerdote, o cargo de serimoniario para clérigos é apenas dentro da celebração.
• As vestes de serimoniarios episcopas ou sacerdotal deve ser Batina preta e Sobrepeliz.
• As vestes de serimoniarios papal deve ser Batina Violacea e Sobrepeliz
Obs: A batina violacea só pode ser usada dentro da celebração.
Com tudo explicado, seja desde já obrigatório a obediência a estes requisitos.
Aquele que descomprir será pulnido pela Câmera apostólica
Este Doculmento só pode ser editado pelo culto divino e disciplina dos sacramentos com a permicao da Câmera apostólica a qual representa o papa e foi obrigada escrever-lo.
Passado no dia 18/11/2023.
"Que a virgem Maria rogai por nossa igreja"
Dom Victor Maurino Cardeal Santana
✠Carmelengo✠