Carta de Orientação sobre os Seminários | Congregação para Educação Católica - Sancta Sede Minecraft
Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

terça-feira, 18 de junho de 2024

Carta de Orientação sobre os Seminários | Congregação para Educação Católica


DOM GREGORY MENDES
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
 TITULI DI CARMEIANO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA

A todos que esta lerem,
graça e paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Ao analisarmos as grandes necessidades da Santa Mãe Igreja, decidimos por isso a partir desta Congregação para a Educação Católica para os Seminários e Institutos de Estudos. Juntamente do Santo Padre, bispo de Roma e sucessor de São Pedro, assim possibilitando o "andar juntos" proposta dada pelo Concílio Vaticano deixando claro sobre a colegialidade apostólica dos Santos Apóstolos, também a todos os senhores cardeais, aos senhores bispos e aos senhores padres cujo fazem neste corpo docente da Santa Igreja.

I. O Seminário Geral

Partindo da grande necessidade, instituímos o Pontifício Seminário Romano, aos todos os seminaristas deverão estudar orientados precisamente por esta Congregação porém, quando tiverem na etapa da experiência pastoral entre o povo de Deus, serão enviados até suas respectivas Igrejas Particulares (arquidiocese/diocese) aonde seus bispos deverão orienta-los melhor a respeito dessa experiência cristã.

II. Sobre o processo formativo humano e espiritual

Todos os senhores candidatos ao sacerdócio ou ao diaconato permanente devem cumprir a grade curricular que já foi prevista por essa Congregação, aonde separou em três etapas a formação sacerdotal. Sendo estas:

1. Para os candidatos ao seminário (sendo aos vocacionados)
2. Para os candidatos ao diaconato (sendo aos seminaristas)
3. Para os candidatos ao presbiterado (sendo aos diáconos transitórios)

O processo temporal é dependente do candidato ao sacerdócio, porém, deixou-se aprovado o processo formativo rígido, por isso, essa formação não se passe de três semanas. Também desejamos esclarecer que o processo no seminário não deve ser apenas litúrgico mas também espiritual, por isso é importante o desenvolvimento sobre as virtudes e sobre a apologética cristã católica sem correntes ideológicas aos extremos. Toda a formação se encontra no site da apostila produzida por esta Congregação:

Os seminaristas para receber a aprovação para Ordenação Diaconal, deverão passar pela formação maior que deve durar no mínimo 1 dias e no máximo 3 dias.

Os diáconos transitórios para receber a aprovação para Ordenação Presbiteral, deverão passar pela formação sacerdotal que deve durar no mínimo 1 dias e no máximo 3 dias, e deverá celebrar 3 celebrações da Palavra, e o teste final, após o teste, o (Arce)Bispo deverá envia uma carta solicitando a Ordenação (Diaconal/Presbiteral).

III. Sobre as aprovações e ordenações

Deixa-se definido que as aprovações aos senhores candidatos a ordens sacras (diaconato ou presbiterado) seja dado apenas pela Congregação para a Educação Católica ou Pelo Santo Padre, nenhum dos outros casos será permitido e válido.
Os candidatos ao diaconato e ao sacerdócio deverão ser ordenados pelo Prefeito da Congregação para a Educação Católica, em casos de necessidades ou impossibilidade do (Arce)Bispo Local, a Congregação para a Educação Católica deverá solicitar a algum bispo validamente ordenado e em comunhão com a Diocese de Roma para realizar a ordenação diaconal ou sacerdotal.
Porém, é muito prudente que as ordenações diaconais sejam realizadas pelo o Santo Padre e as ordenações sacerdotais pelo o arcebispo do candidato, faça-se então o que for orientado pela Congregação para a Educação Católica.


IV. Sobre os professores

Todos os clérigos já formados aonde expressarem o desejo de serem contribuintes da formação sacerdotal, será aceito por esta Congregação.

V. Sobre as aulas

Deverá ser organizado pelos reitores, um cronograma onde o candidato, recebe-ra, uma Formação Por dia.

Pedimos a Nossa Senhora de Lourdes que rogue por todos os seus filhos, para assim dar mais honrar e glória a Deus. Nossa Senhora do Bom Conselho, olhe por nossos seminaristas e futuras vocações. Amém.

Dado e passado na Prefeitura da Congregação para a Educação Católica, nos Décimo Oitavo dia do mês de Junho, Ano da Graça do Senhor de 2024, primeiro do pontificado de Sua Santidade João Paulo I.


Dom Gregory Mendes
Tituli di Carmeiano
Prefeito da Congregação para a Educação Católica

0 Comments:

Postar um comentário