terça-feira, 3 de setembro de 2024

Bula de Nomeação Episcopal | Bispo Diocesano de Leiria-Fátima

 

IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS 
PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
 DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS 
PATRIARCHA OCCIDENTIS

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Ao estimado Filho, Dom Gabriel Cardeal Sobral, nomeado Bispo Diocesano de Leiria-Fátima, e a todos que tomarem ciência destas letras, saudação e benção Apostólica.


  Sabendo perfeitamente que para este ofício os mais aptos são aqueles mais dotados não só pelas virtudes, mas também pelo zelo pastoral. Pensamos em ti, Venerável irmão, Dom Gabriel Cardeal Sobral, filho dileto, para dirigir aquela Igreja Particular de Leiria-Fátima que esta sobre o cuidado do Administrador Apostólico Dom Gregory Mendes des do Afastamento do estimado filho Dom João Pedro Cardeal Oliveira.

Portanto, tendo ouvindo o parecer da Congregação dos Bispos, usando de meu poder e autoridade apostólica, te NOMEAMOS CONSTITUÍMOS Bispo Diocesano da Diocese de Leiria-Fátima, com todos os direitos e obrigações, encardinados no múnus Episcopal.

Com todo empenho solicitarás tanto do Clero quanto do povo de tua arquidiocese, que tornem conhecida esta nomeação e te recebam e reconheçam como novo pastor.

A eles, filhos e filhas amados, paternalmente exorto-vos que recebam-o como Pastor, e estejam unidos a ele pelos vínculos da caridade, da unidade e da obediência, como em verdadeira comunhão.

Te exortamos, querido filho, que dedique-se fervorosamente na fomentação da vida cotidiana do clero a ti confiado, na promoção e formação das vocações sacerdotais e um devido cuidado e missão com o laicato. Sinta-se, toda a Diocese de Leiria-Fátima, corresponsável pelo teu ministério episcopal e todos trabalhem não pela promoção pessoal, mas, sim, pela promoção do Evangelho, que se concretiza e que concretiza o Reino de Deus,verdadeiro pastor, a exemplo de Cristo que apascenta as ovelhas e sacrifica a vida por elas (cf. Jo 10,11), Rogue por ti e por todo povo a Virgem Maria, a Senhora do Rosário de Fátima e o doutor da Igreja, Santo Agostinho.


Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, ao terceiro dia do mês de Agosto 
do ano da graça do senhor de dois mil e vinte e quatro, Primeiro de meu pontificado.

✠ Ioannes Paulus, Pp. I
Pontifex et Papam

Nenhum comentário:

Postar um comentário