domingo, 8 de setembro de 2024

Nomeação | Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos



Compete ao Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos dedicar-se, com oportunas iniciativas e atividades, ao empenho ecuménico, quer dentro da Igreja Católica quer nas relações com as outras Igrejas e Comunidades eclesiais, para recompor a unidade entre os cristãos.

É missão do Dicastério implementar os ensinamentos do Concílio Vaticano II e do Magistério pós-conciliar relativos ao ecumenismo.

Ocupa-se da correta interpretação e fiel aplicação dos princípios ecuménicos e das diretrizes estabelecidas para orientar, coordenar e desenvolver a atividade ecuménica.

Favorece encontros e eventos católicos, nacionais e internacionais, capazes de promover a unidade dos cristãos.

Coordena as iniciativas ecuménicas das outras Instituições curiais, dos Departamentos e das Instituições ligadas à Santa Sé com as outras Igrejas e Comunidades eclesiais.

Submetidas previamente as questões ao Romano Pontífice, o Dicastério cuida das relações com as outras Igrejas e Comunidades eclesiais. Promove o diálogo teológico e os colóquios para favorecer a unidade com elas, valendo-se da colaboração de peritos.

Compete ao Dicastério designar os membros católicos dos diálogos teológicos, os observadores e delegados católicos para os vários encontros ecuménicos. Sempre que parecer conveniente, convida os observadores, ou «delegados fraternos» das outras Igrejas e Comunidades eclesiais para as reuniões e eventos mais significativos da Igreja Católica.

O Dicastério favorece iniciativas ecuménicas, inclusive no plano espiritual, pastoral e cultural.

Visto que o Dicastério, por sua natureza, deve ocupar-se frequentemente de questões inerentes à fé, é necessário que o mesmo proceda de acordo com o Dicastério para a Doutrina da Fé, sobretudo quando se trata de publicar documentos ou declarações.

Ao tratar os assuntos que dizem respeito às relações entre as Igrejas Orientais Católicas e as Igrejas Ortodoxas ou Ortodoxas Orientais, colabora com o Dicastério para as Igrejas Orientais e a Secretaria de Estado.

Com a finalidade de fazer progredir as relações entre católicos e judeus, constitui-se no Dicastério a Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo. A Comissão é dirigida pelo Prefeito.

Esse é o papel desta Congregação, e o prefeito com a confiança dada por vossa Santidade Papa João Paulo I, desejo nomear seu secretário.

Prefeito:
Dom João Pedro Cardeal Oliveira O.carm

Secretário:
Dom Felipe José Cardeal Nascimento O.carm

O prefeito desta congregação confia em seu secretário para que possa ajudar a administrar esse dicastério, para que possam lidar com esse assuntos com a maneira mais fácil possível, com a ajuda de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dado e passado em Roma, na sede desta congregação, no nono dia do mês de setembro e mês da Bíblia Sagrada, no ano da graça do Senhora de 2024.

✠ Dom João Pedro Cardeal Oliveira O.carm
Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário