IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS
PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Dom Gabriel Cardeal Sobral, até aqui Cardeal da Santa Igreja Romana, exonerado da dignidade cardinalícia e retorna ao ministério como Bispo, mantendo o título de Castel Mediano
«Queridos filhos e filhas a missão ao título cardinalício é um chamado a uma vocação para participar de forma mais íntima da missão universal da Igreja, assumindo um papel de especial responsabilidade e proximidade na assistência ao Sucessor de Pedro, a minha pessoa. Entretanto, análisando o teu trabalho pastoral não o vejo mais apto a tal título junto com os principes dos Apóstolos. "Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos." (Mateus 21:43). Contudo como não destes fruto receberais a tua colheita.
Portanto usando de minha AUTORIDADE PAPAL, como sucessor do Apostólo Pedro DECRETO a EXORNERAÇÃO do título Cardinalício do ate então Dom Gabriel Cardeal Sobral voltando a usar vestes Episcopais e deixando vacante a Sede (Subricaria) di Óstia e Albano.
Desde já rogo a São pedro e a São Paulo que intercedam pelo nosso irmão no Episcopado para que ele continue no caminho do Senhor e nunca desanime, também aviso que aquele que zombar do excelentíssimo recebera uma punição cabível.