Nomeação | Congregação para os Bispos | 003/2024 - Sancta Sede Minecraft
Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Nomeação | Congregação para os Bispos | 003/2024

 

 

DOM JOÃO PEDRO CARDEAL OLIVEIRA O, CARM
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
DECANO DO TRIBUNAL DA ROTA ROMANA
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

A todos os que lerem, em especial os queridos irmãos bispos, saudações e bênçãos no Senhor.


Introdução

Caros irmãos no episcopado escrevo-vos atenciosamente, afim de fazer a todos uma fraternal exortação acerca de nossa missão e ministério. Somos eleitos por Graça de Deus e iluminação do Espirito Santo, devemos assim como São Paulo buscar nada menos que a perfeição.  

"Eis uma coisa certa: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. 2. Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado uma só vez, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, capaz de ensinar. 3. Não deve ser dado a bebidas, nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado" (I Timóteo, 3.)

Assim sendo esta Congregação, juntamento com o prefeito, busca a melhora da congregação, e sempre a pacificação.
Cân 646 - É dever da Congregação para os Bispos promover a comunhão e a colaboração entre os bispos e as conferências episcopais, buscando a unidade e a sinodalidade na liderança da Igreja.
Cân 656 - A Congregação para os Bispos tem a responsabilidade de promover a colaboração entre os bispos de diferentes regiões e países, favorecendo a partilha de experiências e o intercâmbio de melhores práticas pastorais.
Capitulo I  
A Dignidade Episcopal  
De fato esse ministério sagrado e revestido de muita dignidade, afinal desempenha fundamental papel dentro da dinâmica do corpo mistico de Cristo. O Colégio Episcopal é responsável pelas questões e decisões mais sagradas da igreja, quer por concílios quer por seu colegiado. Assim sendo pela própria natureza sobrenatural do ministério somos revestidos de honras e dignidade. Entretanto devemos sempre nos lembrar que somos servos indignos e infiéis que portamos essa dita glória únicamente pelos méritos de Cristo.
"Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou dig­no de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus. 10. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que ele me deu não tem sido inútil. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo."( I Coríntios, 15 )
Assim sendo irmãos jamais confundamos a honra do ministério que há em nós com honra própria. Jamais se ache em nosso coração espaço para a vangloria. Lembremos sempre do exemplo de Cristo que se destituiu de gloria e se fez servo de todos. Nossa dignidade na pode nos fazer arrogantes e prepotentes, mas a exemplo dos Apostolos devemos sempre ser humildes e conhecedores de nossa própria indignidade. Pela graça de Deus somos chamados a sucessão apostólica. Tenhamos sempre diante de nos o exemplo desses mesmos apóstolos, que deixando a si mesmos abraçaram a cruz de Cristo. 

"Mas tudo isso, que para mim eram vantagens, considerei perda por Cristo. 8.Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com este bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo" ("Filipenses, 3:7,8) "

Epilógo 
Encerro nomeando o Episcopo para ajudar o prefeito em suas necessidades e no suporte, para suprir o prefeito em sua ausência, por isso nomeio:

Secretário: Excelentíssimo Reverendíssimo, Gregory Mendes, Bispo Auxiliar de Roma - IT 🇮🇹

Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele (1 Ped 5).

Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para os Bispos, no dia 03 de Outubro do Ano da Graça Do Senhor de 2024.


+ Dom João Pedro Cardeal Oliveira
Prefeito da Congregação para os Bispos

0 Comments:

Postar um comentário