IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS
PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Eric Emanuel
até aqui, Presbítero Incardinado a Diocese de Roma
nomeado Bispo Auxiliar da Mesma Grei
saudação, paz e bênção no Senhor.
«Como sucessor do Apostólo Pedro e meu dever cuidar da igreja, mediante disso, você querido filho em sua missão sacerdotal demonstrasse dotação em Litúrgia, Respeito e Obediência, e o principal que está a serviço da igreja, por isso ouvindo a palavra do Senhor: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3:23-24). Devemos sempre servir aquilo que agrada a Deus e ao Proximo do fundo do coração.
Chegado a uma conclusão, ouvindo a recomendação do teu Núncio Apostólico e o Prefeito da Congregação para os Bispos, TE NOMEAMOS E CONSITUIMOS Bispo Auxiliar da Diocese de Roma e te cofiamos a Sé Titular de Fata, incumbido de todos os direitos, deveres e faculdades atribuídas.
Quanto à tua ordenação episcopal, poderás receber a Sagração Episcopal por mim ou qualquer outro bispo católico, seguindo as diretrizes e antes vista rigorosamente as normas litúrgicas e devido juramento de obediência.
Te exortamos, querido filho, que dedique-se fervorosamente na fomentação da vida cotidiana do clero a ti confiado, na promoção e formação das vocações sacerdotais e um devido cuidado e missão com o laicato.