IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS
PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Dom Gabriel Sobral
até aqui, Bispo Vacante,
nomeado Bispo Auxiliar de Roma,
saudação, paz e bênção no Senhor.
«Como sucessor do Apóstolo Pedro, é minha missão zelar pelo bem da Igreja universal e buscar pastores que, em comunhão com o Espírito Santo, estejam dispostos a dedicar suas vidas ao serviço do Evangelho e ao cuidado do povo de Deus.
Ao longo de tua jornada como cardeal, demonstraste zelo pastoral, profundo amor pela Igreja e obediência ao chamado divino, sempre pautado pela fidelidade ao Magistério e pela dedicação aos fiéis confiados a ti. Inspirados pela exortação do Senhor: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17), reconhecemos em ti o coração de um verdadeiro pastor, apto a abraçar novas missões para o bem da Igreja.
Após cuidadosa consulta junto ao Prefeito do Dicastério para os Bispos e ao Núncio Apostólico em Roma, decidimos, com confiança no Espírito Santo, NOMEAR-TE e CONSTITUI-TE Bispo Auxiliar da Diocese de Roma, conferindo-te todas as responsabilidades, faculdades e deveres inerentes a esta missão.
Exortamos-te, querido irmão, a colaborar de forma estreita com o Bispo Auxiliar de Roma e com os demais pastores desta amada Igreja particular, empenhando-te na promoção da santidade entre o clero, no cuidado com as vocações sacerdotais e na integração ativa dos fiéis leigos na missão evangelizadora da Igreja.