Jubileu Peregrinos da Esperança 2025 - Informações | Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização - Vaticano ▪︎ Sancta Se Minecraft
Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Jubileu Peregrinos da Esperança 2025 - Informações | Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização


Foto oficial do Jubileu de 2025 é divulgada



O Jubileu Peregrinos da Esperança de 2025 é um evento muito esperado por todos os Católicos da Santa Sé do Minecraft. O tema do Jubileu de 2025 é "SPES NOS AEDIFICAVIT" que em português significa "A esperança nos constrói (edifica)".

Confira a programação anual:
1. Diocese de Roma: 24 de dezembro de 2024 a 25 de janeiro de 2025

2. Diocese de Leiría-Fátima: 25 de janeiro de 2025 a 25 de fevereiro de 2025

3. ArquiDiocese de Aparecida: 25 de fevereiro de 2025 a 25 de março de 2025

4. Diocese de Roma: 25 de março de 2025 a 25 de abril de 2025

5. Diocese de Leiría-Fátima: 25 de abril de 2025 a 25 de maio de 2025

6. ArquiDiocese de Aparecida: 25 de maio de 2025 a 25 de junho de 2025

7. Diocese de Roma: 25 de junho de 2025 a 25 de julho de 2025

8. Diocese de Leiría-Fátima: 25 de julho de 2025 a 25 de agosto de 2025

9. ArquiDiocese de Aparecida: 25 de agosto de 2025 a 25 de setembro de 2025

10. Diocese de Leiría-Fátima: 25 de setembro de 2025 a 25 de outubro de 2025

11. ArquiDiocese de Aparecida: 25 de outubro de 2025 a 25 de novembro de 2025

12. Diocese de Roma: 25 de novembro de 2025 a 06 de Janeiro de 2026

O Jubileu percorrerá todas as Dioceses da Santa Sé do Minecraft. Os temas de cada mês serão divulgados no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. O Jubileu Peregrinos da Esperança tem como tema central peregrinarmos e buscarmos a esperança em Deus, Nosso Senhor.
A abertura da Porta Santa no Vaticano, pelo papa João Paulo I, dará início, oficialmente, ao Ano da Esperança. Nas dioceses de todo o mundo serão abertas as portas da misericórdia, nos santuários e catedrais, em sinal de comunhão entre as igrejas particulares.
Com a proposta de motivar as celebrações, a Santa Sé do Minecraft organizou calendário de atividades. Alguns atos principais ocorrerão, no Vaticano, com a presença do papa João Paulo I, serão estendidos às dioceses, como as romarias e liturgias e datas festivas. O Jubileu da Esperança que nos permite redescobrir toda a força do Pai a fim de, por nossa vez, sermos testemunhas do mesmo.

 Oração do Jubileu de 2025:

Pai que estás nos céus, a fé que nos deste no teu filho Jesus Cristo, nosso irmão, e a chama de caridade derramada nos nossos corações pelo Espírito Santo despertem em nós a bem-aventurada esperança para a vinda do teu Reino.
A tua graça nos transformeem cultivadores diligentes das sementes do Evangelho que fermentem a humanidade e o cosmos, na espera confiante dos novos céus e da nova terra, quando, vencidas as potências do Mal, se manifestar para sempre a tua glória.
A graça do Jubileu reavive em nós, Peregrinos de Esperança, o desejo dos bens celestes e derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz do nosso Redentor.
A ti, Deus bendito na eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos.

Amém

Hino do Jubileu Extraordinário da Misericórdia de 2025: 

Peregrinos De Esperança

Texto de Pierangelo Sequeri

Texto versão portuguesa: António Cartageno


Chama viva da minha esperança,
este canto suba para Ti!
Seio eterno de infinita vida,
no caminho eu confio em Ti!

 
Toda a língua, povo e nação
tua luz encontra na Palavra.
Os teus filhos, frágeis e dispersos
se reúnem no teu Filho amado.

 
Chama viva da minha esperança,
este canto suba para Ti!
Seio eterno de infinita vida,
no caminho eu confio em Ti!

 
Deus nos olha, terno e paciente:
nasce a aurora de um futuro novo.
Novos Céus, Terra feita nova:
passa os muros, ‘Spirito de vida.

 
Chama viva da minha esperança,
este canto suba para Ti!
Seio eterno de infinita vida,
no caminho eu confio em Ti!

 
Ergue os olhos, move-te com o vento,
não te atrases: chega Deus, no tempo.
Jesus Cristo por ti se fez Homem:
aos milhares seguem o Caminho.

 
Chama viva da minha esperança,
este canto suba para Ti!
Seio eterno de infinita vida,
no caminho eu confio em Ti!


Durante o caminho, muitas vezes surge nos lábios o canto, quase como se fosse um companheiro de confiança para exprimir as motivações do viajante. Isto vale também para a vida de fé que é peregrinação à luz do Senhor Ressuscitado. As Sagradas Escrituras estão impregnadas de canto e os Salmos são um exemplo marcante disso: as orações do povo de Israel foram escritas para serem cantadas e, no canto, apresentar diante do Senhor os acontecimentos mais humanos. A tradição da Igreja não faz senão prolongar esta união, fazendo do canto e da música um dos pulmões da própria liturgia. O Jubileu, que por si só se exprime como evento de um povo em peregrinação à Porta Santa, encontra também no canto um dos modos para dar voz ao seu lema, "Peregrinos de esperança".

O texto elaborado por Pierangelo Sequeri e oferecido à criatividade musical de quem deseja participar no Concurso Internacional para o Hino do Jubileu 2025 interceta os numerosos temas do Ano Santo. Em primeiro lugar, o lema "Peregrinos de esperança" encontra o seu melhor eco bíblico em algumas páginas do profeta Isaías (Isaías 9 e Isaías 60). Os temas da criação, da fraternidade, da ternura de Deus e da esperança no futuro ressoam numa linguagem que não é "tecnicamente" teológica, embora o seja na substância e nas alusões, de modo a fazê-la soar eloquentemente aos ouvidos do nosso tempo.

Passo a passo, o povo de crentes, na peregrinação de cada dia, apoia-se com confiança na fonte da Vida. O canto que surge espontaneamente durante o caminho (cf. Agostinho, Discursos, 256) dirige-se a Deus. É um canto carregado de esperança de se ser libertado e amparado. É um canto acompanhado pelo desejo de que este chegue aos ouvidos d'Aquele que o faz brotar. É Deus que, como uma chama sempre viva, mantém acesa a esperança e dá energia ao passo do povo que caminha.

O profeta Isaías vê repetidamente a família de homens e mulheres, filhos e filhas, regressando da sua dispersão, reunidos à luz da Palavra de Deus: «O povo que andava nas trevas viu uma grande luz» (Is 9, 1). A luz é a do Filho que se fez Homem, Jesus, que com a sua própria Palavra reúne todos os povos e nações. É a chama viva de Jesus que move o passo: «Levanta-te, veste-te de luz, porque vem a tua luz, a glória do Senhor brilha sobre ti» (Isaías 60,1).

A esperança cristã é dinâmica e ilumina a peregrinação da vida, mostrando o rosto dos irmãos e irmãs, companheiros no caminho. Não é uma peregrinação de lobos solitários, mas um caminho de povo, confiante e feliz, que se move em direção a um Novo destino. O sopro do Espírito de vida não deixa de iluminar a aurora do futuro que se está prestes a despontar. O Pai celeste observa com paciência e ternura a peregrinação dos seus filhos e abre-lhes o Caminho, indicando Jesus, o seu Filho, que se torna espaço de caminho para todos.

    Dado e traçado em Roma, na Sede do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização ao terceiro dia do mês de dezembro do ano do Senhor de 2024.

 Dom João Pedro Cardeal Oliveira 
Presidente do Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização