IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Padre Francisco Vilela
até aqui, Presbítero Incardinado a Diocese de Roma,
nomeado Monsenhor Protonotário (Supra)Numerário Apostólico,
saudação, paz e bênção no Senhor
«Então Jesus disse aos seus discípulos: 'Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.» (Cf. Mt 16, 24) A Santa Mãe Igreja convida cada um a seguir sua vocação, alguns matrimonial, outros sacerdotal e assim por diante. Muitos são convidados a seguir a missão sacerdotal, porém negam o pedido de Deus, ou muitos aceitam porém acabam se perdendo nas angustias e desânimos.
A Missão Sacerdotal é o serviço de total entrega a Deus e a serviço ao povo: levando o anuncio da boa nova; acolhendo os pecadores; doando a sua vida pela salvação dos homens. A Igreja, esposa fiel de Cristo, desde os seus primórdios, usando de sus poderes temporais criou títulos de honra para demostrar o amor de benevolência para com os ministros sagrados.
Atendendo às recomendações dos Bispos e reconhecendo tua dedicação, com a autoridade que me foi concedida, NOMEIO-TE Monsenhor Protonotário Apostólico (Supra)Numerário e concedo-te o título de Prelati di Mantelleta.
A solene imposição do barrete deverá ser realizada por mim, por teu Bispo Diocesano ou pelo Núncio Apostólico, na Basílica de São Pedro ou em outra igreja apropriada.
Peço a São Pedro e São Paulo que intercedam para que este título seja instrumento de graça em tua missão.