IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS
PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
CARTA APOSTÓLICA
"IN COMMUNIO "
PELO ENCONTRO DO PAPA FRANCISCO PARA COM O PAI
A todos os membros de nossa Comunidade, bispos, sacerdotes, diáconos e leigos, e a todos que lerem estas letras, saudação e benção apostólica.
Caríssimos filhos, o Papa, reconhecido como Romano Pontífice ou Santo Padre, é o sucessor direto do Apóstolo Pedro, aquele a quem Cristo confiou a Igreja universal: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mateus 16:18). Dessa forma, na Igreja da realidade, desde os tempos de São Pedro até os tempos atuais, foram necessárias pessoas para sucedê-lo. Assim, no ano de 2013, a sucessão apostólica chegou ao Cardeal Bergoglio, o qual foi eleito pelo Espírito Santo e escolheu para si o nome de Francisco, para simbolizar a simplicidade de seu Pontificado.
O Pontificado do Papa Francisco foi marcado pela simplicidade nos simples gestos da vida, sejam nos paramentos, sejam nos modos de agir. Um Papa que interagia com todos, sem distinção ou discriminação. Bem como, seu Pontificado foi marcado pela graça da proclamação de 2 (dois) jubileus para a Santa Igreja: o Jubileu Extraordinário da Misericórdia e o Jubileu Ordinário da Esperança, momentos marcantes para a Igreja. Assim como, na pandemia mundial do COVID-19, o Romano Pontífice rezou incessantemente pela Igreja como um todo, deu a bênção do Santíssimo Sacramento na Praça da Basílica de São Pedro, no Vaticano, mesmo com todos em quarentena. Isso nos mostra o verdadeiro significado de cuidar, apascentar as ovelhas de Deus. O Papa Francisco foi um verdadeiro pai para a Igreja, que nunca será esquecido.
Com isso, nesta última segunda-feira, dia 21 de abril de 2025, o sucessor do Apóstolo Pedro foi ao encontro do Pai nos céus, deixando a Cátedra Petrina vacante. Mas, mesmo com essa sofrida partida, ele sempre viverá nos nossos corações e será lembrado por todo o mundo. Portanto, usando da minha autoridade PETRINA no urbe minecraftiano, DECRETO o luto da Santa Sé no período de 1 semana, a começar da publicação desta carta apostólica.
Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, aos vigésimo primeiro dia do mes de Abril do ano da graça do Senhor de Dois Mil e Vinte Cinco, no segundo ano de nosso Pontificado.
† Ioannes Paulus , Pp I
Pontifex Maximvs