IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS
PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Frei Mateus Ofm.cap, até aqui presbítero da Santa Igreja, nomeado Monsenhor, saudação, paz e bênção no Senhor.
Caríssimo filho, a dignidade do título de Monsenhor é conferida àqueles que, pela constância no serviço, zelo pastoral e fidelidade à Igreja de Cristo, tornam-se exemplos vivos do Bom Pastor entre o rebanho.
Segundo afirma o Apóstolo: "E, se alguém serve, sirva segundo a força que Deus supre, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo." (1 Pedro 4,11). Vossa entrega, ardor missionário e amor à Liturgia e ao Povo de Deus fazem de vós dignos dessa honra eclesiástica.
Por isso, Atendendo à recomendação do prefeito do Dicastério para o Clero e com a autoridade apostólica que nos foi conferida, DECRETAMOS a CONCESSÃO do título de Monsenhor Protonoario Apostólico ao supracitado Presbítero, como sinal de reconhecimento ao vosso ministério frutuoso.
Invocamos sobre vós a intercessão de São Gregório Magno, exemplo de humildade e serviço, para que continueis a trilhar com coragem e sabedoria os caminhos do Senhor.
Dado e Passado em Roma, junto a São Pedro, no dia 18 de Maio do ano da graça do Senhor de Dois Mil e Vinte Cinco, no segundo ano de nosso Pontificado.