IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
Ao estimado irmão Dom Rauan C. Ferreira, eleito Vigário-Geral para a Diocese de Roma, saúde e paz, e bênção apostólica.
O Senhor nos confia desde os primórdios a missão de ir e anunciar o evangelho a toda criatura (cf. Marcos 16, 15). Para podermos anunciar esta boa notícia, é necessário, que sejamos autênticos missionários do reino que anunciam se temer e denunciam as injustiças que são cometidas contra o povo de Deus. Com a alegria da fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n'Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação.
É esperado de um autêntico pastor que seja este missionário que vá ao encontro do povo e ajude aqueles que necessitam, o bispo deve ser aquele que conduz o seu povo ao redil do eterno pastor e faz frutificar onde passa, frutificar o amor e zelo pela missão.
Assim sendo querido filho, após analisar todo o seu trabalho e serviço que já fora outrora realizado, usando de nossa autoridade apostólica nomeamos-te Vigário Geral para a Diocese de Roma, usufruindo de todos os direitos e deveres adjuntos a este encargo.
Sem mais, despeço-me enviando as mais copiosas bênçãos sobre ti e sobre sua nova missão, que a Senhora Salus Populi Romani seja o seu excelso modelo de santidade e de amor pelo seu rebanho. Discipulado e missão são como às duas faces da mesma moeda: quando o discípulo está apaixonado por Cristo, não pode deixar de anunciar ao mundo que só Ele nos salva (cf. At 4,12). Sejas para o seu povo este autêntico discípulo do evangelho, sejas este testemunho vivo de atitude cristã.
Dado e passado em Roma, aos 27 dias do mês de Junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ano jubilar do Senhor de 2025, segundo de nosso pontificado