Bula Pontifícia | "In honorem Beatæ Mariæ Virgins sub tituli immaculatæ conceptionis" - Vaticano ▪︎ Sancta Se Minecraft
Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

domingo, 13 de julho de 2025

Bula Pontifícia | "In honorem Beatæ Mariæ Virgins sub tituli immaculatæ conceptionis"

 

IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS

SERVVS SERVORVM DEI

AD PERPETVAM REI MEMORIAM


BULA PAPAL
"IN HONOREM BEATÆ MARIÆ VIRGINIS SUB TITULO IMMACULATÆ CONCEPTIONIS"
PELA SE QUAL SE ELEVA BASÍLICA A PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA


A Arquidiocese de Salvador, e aos que todos, que dessa
lerem, saudações e bênçãos apostólicas.
______________________________

   Irmãos e irmãs, o Senhor, em sua infinita misericórdia, nos reúne à mesa da Palavra e da Eucaristia, onde somos nutridos pelo Verbo que se fez carne e habitou entre nós. Entre tantas igrejas vivas e piedosas que compõem o Corpo de Cristo, há algumas que, ao longo da história, se tornam como que faróis de fé, cultura, tradição e serviço evangélico em meio ao povo de Deus.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Praia, em Salvador na Bahia, é uma dessas pedras vivas que, com o passar do tempo, revelou-se, como diz o salmista: “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Sl 118,22).

Não poucas vezes, os templos são esquecidos ou tidos como apenas monumentos históricos. Mas o Espírito Santo sopra onde quer, e em sua liberdade conduziu nossos olhos e coração a esta igreja dedicada a Nossa Senhora e venerada com tanto amor pelo povo baiano.

Portanto, depois de refletida consideração, de oração e de escuta do Espírito, e reconhecendo o valor espiritual, histórico, cultural e pastoral desta igreja, usando da autoridade que me foi confiada como Sucessor dos Apóstolos, ELEVO com alegria a Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Praia à dignidade de BASÍLICA MENOR.

A partir da publicação deste decreto, tal templo deverá ser conhecido como:
Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição da Praia

E deverá conter, como sinal visível de sua comunhão com o Sucessor de Pedro, o umbráculo e o tintinábulo, insígnias próprias das Basílicas Menores.

Que essa elevação não seja apenas uma honra, mas um novo chamado à santidade, à caridade pastoral e à intensificação da devoção mariana. Que todos os que ali entrarem encontrem consolo, paz e a certeza de que a Mãe do Salvador intercede por seus filhos com ternura incomparável.
Abri a Arquidiocese de Salvador com esse intuito, e com esse intuito elevo esta bela paróquia.

Concedo minha bênção a todo o povo de Deus que peregrina nessa Basílica, aos sacerdotes que ali servem, aos religiosos, leigos e devotos que ali oram, e a toda a cidade do Salvador da Bahia, que por meio deste título, vê reconhecido mais uma vez o seu papel central na história de fé do nosso amado Brasil.

  Desde já Rogo a São Pedro e São Paulo, que intercedam por essa nossa nova Basílica que foi elevada e pela Arquidiocese Primaz do Brasil.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos dez dias do mês de Julho, do ano de dois mil e vinte e cinco, segundo de nosso pontificado.

Ioannes Paulus, Pp. I
Pontifex et Papam