DOM JOÃO PEDRO CARDEAL OLIVEIRA
ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE CONSTRÓI"
"A ESPERANÇA QUE CONSTRÓI"
Aos Veneráveis irmãos e irmãs que lerem estas letras, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Igreja, desde os primeiros discípulos, aprendeu a viver a partilha como sinal vivo da presença de Cristo no meio de nós. Nos Atos dos Apóstolos lemos que “ninguém passava necessidade, pois repartiam tudo o que possuíam” (cf. At 4,32-35). Essa experiência não é apenas uma bela lembrança da Igreja nascente — ela é um chamado atual, urgente e possível.
Por isso, o Dicastério do Serviço para a Caridade proclama, com alegria, o Mês da Partilha, tempo especial para reavivar em nossas comunidades e famílias o espírito de solidariedade e cuidado mútuo.
Partilhar é muito mais do que doar bens; é oferecer tempo, atenção, escuta, acolhida. É abrir o coração para que o outro encontre em nós o rosto misericordioso de Cristo.
Neste mês, façamos com que o amor seja visível. Que nossas ações digam mais que nossas palavras e que nossa generosidade seja tão natural quanto a respiração.
Rezemos juntos para que este tempo desperte em nós a alegria de servir e que a partilha não seja apenas um evento de calendário, mas um estilo de vida.
Nosso objetivo é arrecadarmos o máximo de dinheiro para o servidor e futuros projetos de evangelização que custa tempo e dinheiro, lembrando que tudo será feito com total transparência.
Que a Virgem Maria, Mãe dos pobres e consoladora dos aflitos, nos ensine a sermos mãos estendidas e corações abertos.
A capa desta campanha:
O Mês da Partilha é uma oportunidade de ampliar a conscientização de que todos os batizados pertencem à comunidade. Nela, participamos e contribuímos com nossa fé, dons, talentos e também na partilha de nossos bens.
Em nossa comunidade neste ano de 2025 refletiremos como tema para o mês de Julho: "Partilha: sinal de esperança". Este tema foi inspirado na proposta do ano jubilar que vivemos, o Ano da Esperança.
A partilha é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a ESPERANÇA em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. É ato de fé, de esperança e de caridade. Pela partilha, podemos viver essas três importantes virtudes cristās, chamadas de virtudes teologais, porque nos aproximam diretamente de Deus.
Gratidão a você que já nos partilha todo mês.
Se você que ainda não fez esse gesto, faça a experiência...
Lembre-se que você também pode ajudar nossa comunidade, para assim construirmos um ambiente agradável, e cheio de esperança em nós, lembrem-se que todo valor é bem vindo.
Dado e passado em Roma, na Sede do Dicastério do Serviço para a Caridade, 14 de agosto de 2025.
† João Pedro Card. OLIVEIRA
Cardeal-bispo di Óstia
Prefectus