Bula de Nomeação Cardinalícia | Dom Enzo Vieira

 

IOANNES PAVLVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORVM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM

BULA DE NOMEAÇÃO CARDINALICIA

 Ao estimado filho Dom Enzo Vieira,
até então, Bispo Auxiliar da Diocese de Roma,
elevado à dignidade de Cardeal da Santa Igreja Romana e Vigário Geral da Diocese de Roma 
saudação, paz e bênção em Cristo Senhor.

«Erguendo nosso olhar ao alto, contemplamos com reverência o mistério da Exaltação da Santa cruz. Ao retornar ao Pai, Ele confiou aos discípulos a missão de anunciar a Boa-Nova a todos os povos e de serem testemunhas até os confins da terra (cf. At 1,8). Este evento, longe de significar ausência, inaugura uma presença nova e mais profunda do Senhor em meio ao seu povo, por meio do ministério dos pastores que, em Seu nome, conduzem e alimentam o rebanho.

O Sucessor do Apóstolo Pedro traz consigo a séria tarefa de garantir a unidade da Igreja e de fortalecer o Colégio Cardinalício com homens que, dotados de prudência, sabedoria e espírito missionário, se destacam pelo ardor em anunciar o Reino de Deus e pela fidelidade ao serviço pastoral.

Assim, reconhecendo tua dedicação constante à Igreja, tua firme comunhão com a Sé de Pedro e o amor com que tens conduzido o povo de Deus confiado ao teu cuidado na Diocese de Brasília, ELEVAMOS-TE à dignidade de CARDEAL da Santa Igreja Romana, unindo-te ao Colégio dos Cardeais com o título da Diaconia de Santa Cecília no Trastevere (Diaconia di Sancta Caecilia in Transtiberium), concedendo-te todos os direitos e encargos próprios deste nobre ministério.

Como membro do Sacro Colégio, serás chamado a oferecer, com maior intensidade, tua oração, teu conselho e tua colaboração diante das necessidades da Igreja universal, permanecendo sempre em plena comunhão com esta Sé Apostólica. Deverás também anunciar ao povo fiel tua nomeação e, na ocasião que oportunamente será comunicada, apresentar-te à Basílica Vaticana para o Consistório Público.

Caríssimo Irmão, com os olhos fixos naquele que subiu aos céus para estar presente em todos os lugares, sê pastor segundo o Coração de Cristo, proclamando com firmeza e mansidão que Ele vive e reina pelos séculos dos séculos. Revestido da púrpura cardinalícia, permanece sempre disposto a entregar tua vida por Cristo e pela sua Igreja, a exemplo do Bom Pastor.

Dado e passado em Roma, Junto a São pedro no Décimo quarto dia do Ano Jubilar de 2025, Segundo do nosso Pontificado. Festa da Exaltação da Santa Cruz.


Ioannes Paulus, Pp. I

Pontifex et Papam
 
Postagem Anterior Próxima Postagem