LIVRETO CELEBRATIVO 2° DIA DA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

 


 
LIVRETO CELEBRATIVO  

2° DIA DA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Tema: Com Maria, cuidar da Vida em toda a criação!

CANTO DE ENTRADA
(Hino oficial do Novenário 2025)

RITOS INICIAIS

Pres.: Com Maria, somos as criaturas amadas do Senhor. Com amor, nós rezamos: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres.: Bendita seja a vida e seus dons, benditas sejam todas as criaturas do céu, da terra, dos abismos e dos fundos dos mares, as galáxias e os planetas, os astros e os cometas, obras das mãos divinas, do Deus Criador, que do nada fez o tudo.
Ass: Bendita seja a vida. Bendita seja a criação divina. Nada existe sem o toque de suas mãos.

Pres.: Com São Francisco, alegremo-nos com o canto dos pássaros, o murmúrio das cascatas que escorrem nas escarpas, o sussurro do vento e com a vida dos seres humanos, criados à imagem e semelhança do Deus, que é Amor sem-fim.
Ass: Cantem todas as criaturas nascidas do coração do Criador, e seja nosso louvor do agrado do Senhor. Amém.


ACOLHENDO MARIA,  SENHORA APARECIDA

(Procissão com a imagem em direção ao altar central-Entronização da Imagem - Silêncio Orante - Incensa-se a imagem-na sequência canta-sé o cântico de acolhida)

Pres.: Senhora Aparecida, sois nossa Mãe e Catequista, sois nossa esperança e consolação, sois o princípio da nova criação, pois trouxestes, no coração e em vosso seio bendito, o Redentor, que faz novas todas as coisas e muda nosso coração, para que seja mais irmão, mais fiel, mais comunhão. Acolhei nosso clamor, pois há vezes em que a dor parece ser maior que o amor.

  —Ó MÃE E SENHORA APARECIDA,
MARIA, CLAMAMOS A VÓS! 
 —SOIS MODELO DE VIDA E DE MISSÃO, 
 —GUARDAI-NOS NO CAMINHO DA REDENÇÃO!
LÁ NO CÉU, ROGAI A DEUS POR NÓS!

  —Ó MÃE E SENHORA DE NOSSA PÁTRIA,
MARIA, CLAMAMOS A VÓS! 
  —DISSIPAI AS TREVAS DA OPRESSÃO 
  —E FAZEI-NOS UM POVO MAIS IRMÃO!
LÁ NO CÉU, ROGAI A DEUS POR NÓS!

  —Ó MÃE E SENHORA DOS HUMILDES, 
MARIA, CLAMAMOS A VÓS! 
  —FAZEI-NOS VIVER NOSSO BATISMO,
  —CUMPRINDO A MISSÃO DE CRISTÃOS.
LÁ NO CÉU, ROGAL A DEUS POR NÓS!

Pres.: Maria, Mãe de Jesus, tornai fecundo nosso viver, pois a vida importa sempre, seja da natureza de Deus, seja do homem e da mulher, imagem e semelhança divina. O Verbo eterno não hesitou em morar entre nós, pois o amor sairá sem- pre vencedor. Obrigado, Maria, por serdes a Aparecida de nossa histó- ria e de nosso coração.
Ass: Ó Maria, sacrário vivo do Senhor, dai-nos um coração terno e cheio de amor, transformador e libertador. Amém.

A PALAVRA DO SENHOR
—Cântico a palavra de Deus(Entrada da Palavra)
PALAVRAS SANTAS DO SENHOR
EU GUARDAREI, NO CORAÇÃO!
—Anúncio:A Criação - Gn 1.1.26

Leitor: Leitura do Livro de Gênesis:
Então, Deus disse: ― Façamos os seres humanos à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Dominem eles sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais de rebanho, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam sobre a terra. Então, Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou e lhes disse: ― Sejam férteis e multipliquem‑se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que rastejam sobre a terra. E Deus viu que tudo era bom.
Leitor:  Palavra do Senhor!
Ass: Glória a vós Senhor!

PREGAÇÃO(MENSAGEM DE ESPERANÇA)

PRECE MARIANA

Pres.: Maria, nosso coração quer louvar ao Pai Criador pela obra de sua criação, por todas as criaturas, pela Irma Água, pela Irma Chuva, pelo Sol e pela Lua, pela imensidão do mar e pelas nuvens do céu, como cantou e se encantou São Francisco, que tanto desejava que todas as criaturas entoassem um só louvor, um só amor ao Criador.
Ass: Aumentai, Senhora, nosso amor aos pobres e esquecidos, e nossa comunhão com eles e com a natureza, obra das mãos do Pai Criador.

Pres.: Bosques, plantas, árvores, pássaros, criaturas do alto dos céus e da terra, o vento e o sussurro do mar nos despertem para o louvor, para o amor, para o respeito e a promoção de toda a criação nascida das mãos do Senhor. A Ele pertencem o louvor, a glória, a honra e toda a bênção.
Ass: Maria, acendei em nosso coração a chama do amor, que nos faz ver e amar sempre a vida e a natureza criada. Amém.

Pres.: Oremos: Ó Maria, sois a mais  querida de Deus, pois sois a escolhida do Senhor. Despertai o coração de todos os povos e todas as nações para o amor a toda a criação, pois o lucro e a ganancia, que destroem a natureza, não irão fazer o mundo mais irmão. Mudai nosso coração e toda má intenção. que ofende a vida e os irmãos.
Ass: Mãe querida, ajudai-nos a curar as feridas da natureza e de nos- sos irmãos, abertas com nossas mãos. Amém.

ALIMENTADOS POR JESUs

(Cânticos Eucarístico -Levada do Santíssimo ao altar - Entronização, Exposição e Adoração do Santíssimo - diante do Santíssimo reza-se)

Pres: Senhor, Príncipe da Paz, vossas mãos nos apontam a obra da criação, a bendita natureza, que brotou do coração do Pai, que tudo fez para nosso bem e nossa redenção. Bendito sejais, ó Senhor.
Ass: Príncipe da Paz, fonte inesgotável da vida, que nos ensinais a amar e respeitar a natureza, bendito sejais.

Pres: Senhor, Príncipe da Paz, que o canto dos pássaros e o murmúrio das cascatas nos encantem e nos façam amar, admirar e contemplar toda a obra da criação. Bendito sejais, ó Senhor.
Ass: Príncipe da Paz, fonte inesgotável da vida, que nos ensinais a amar e respeitar a natureza, bendito sejais.

Pres: Senhor, Príncipe da Paz, sois grande em toda a terra e nos céus, sois a beleza da gota d'água e da chuva que cai sobre a terra. Vós dourais os trigais e afagais as matas e a brisa leve da manhã. Bendito sejais, o Senhor.
Ass: Príncipe da Paz, fonte inesgotável da vida, que nos ensinais a amar e respeitar a natureza, bendito sejais.

Pres: Senhor, Príncipe da Paz, sois a fonte inesgotável de vida, como as fontes espalhadas por toda a terra, a jorrar a água pura, que mata a sede dos homens, das mulheres e dos animais. Bendito sejais, ó Senhor.
Ass: Príncipe da Paz, fonte inesgotável da vida, que nos ensinais a amar e respeitar a natureza, bendito sejais.

BENÇÃO DO SANTÍSSIMO 

(Incensa-se o Santíssimo e canta-se o tão sublime)

Pres.: Do céu lhes destes o Pão,
Ass: que contém todo o sabor.

Pres.: Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério de vosso Corpo e de vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

(O presidente abençoa o povo com o Santíssimo - Deposita o Santíssimo no Sacrário enquanto canta-se)

CONSAGRAÇÃO A MARIA

Pres.: Maria, vós que gerastes a vida de nosso Senhor, Deus e Homem verdadeiros, e desejais que o conheçamos como vós o conhecestes e o amastes, bem sabeis que Ele deve ocupar nosso coração, e não as coisas vãs e ambições inúteis, para que alcancemos a vida, a paz, a união. Ajudai-nos o Mãe e senhora da nossa esperança.
Ass: Fazendo nascer, em nossa existência, a humildade e a simplicidade, que vós vivestes, e nós inspirando a vivê-las. Aceitai a nossa consagração a vós. Amém.

OFERTA DAS FLORES

Pres.: Senhora Aparecida, não há flor, rosas, lírios e jasmins mais belos que o dom da vida. Embora encantem a alma e o coração, mais encantador e belo seria se as armas atirassem pétalas de rosas e os aviões de guerra regassem os jardins. O mundo seria florido, e a tristeza teria seu fim. Como o mundo não é assim, aceitai, Ó Mãe, o sonho que temos de alcançar a paz entre entre nós, entre todos os povos e todas as nações.
Ass: Ó Mãe, com as flores em nossas mãos, nós vos entregamos nosso sonho de um mundo mais humano e mais irmão. Amém.
(Depositam-se as flores a frente da imagem).

BENÇÃO FINAL

142. Segue-se o rito de despedida. O sacerdote abrindo os braços, saúda o povo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O sacerdote ou diácono diz:
Sac ou Diác: Inclinai-vos para receber a bênção.

O sacerdote abençoa o povo dizendo:
Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.

Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Pres ou Diác: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.

Postagem Anterior Próxima Postagem