LIVRETO CELEBRATIVO
3° DIA DA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Tema: Com Maria, acolher a Palavra de Deus, presença real de Jesus!
CANTO DE ENTRADA
(Hino oficial do Novenário 2025)
RITOS INICIAIS
Pres.: Maria, vosso Amém foi vosso sim ao Deus de toda a humanidade. Assim a palavra se faz eternidade. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.
Pres.: Senhora e Mãe de nossa gente, a encarnação de Cristo é um êxodo verdadeiro um sair contínuo de Deus ao encontro de nossa humanidade. Tudo e gratitude. Tudo e amor.
Ass: Cristo, Verbo encarnado, Palavra eterna do Pai, ontem e hoje presente entre nós.
Pres.: Maria, que nosso sim à Palavra divina nos aproxime, pelo menos um pouco, de vós, de vosso Sim à humanidade de Deus, sim eterno, presente em todos os tempos.
Ass: O Espírito nos conduz, pois somos terra da encarnação, o lugar onde o Verbo quer morar. Amém.
ACOLHENDO MARIA, SENHORA APARECIDA
(Procissão com a imagem em direção ao altar central-Entronização da Imagem - Silêncio Orante - Incensa-se a imagem-na sequência canta-sé o cântico de acolhida)
Pres.: Senhora nossa e Mãe de Cristo, depois de vosso Sim, proferido com toda a força de vosso amor filial ao Pai e de vosso amor materno ao Filho de Deus e a nós, muito sim oblativo aconteceu em nossa história, em nossa humanidade. Mas ainda precisamos de vosso auxílio. Escutai-nos.
—Ó MÃE E SENHORA APARECIDA,
MARIA, CLAMAMOS A VÓS!
—SOIS MODELO DE VIDA E DE MISSÃO,
—GUARDAI-NOS NO CAMINHO DA REDENÇÃO!
LÁ NO CÉU, ROGAI A DEUS POR NÓS!
—Ó MÃE E SENHORA DE NOSSA PÁTRIA,
MARIA, CLAMAMOS A VÓS!
—DISSIPAI AS TREVAS DA OPRESSÃO
—E FAZEI-NOS UM POVO MAIS IRMÃO!
LÁ NO CÉU, ROGAI A DEUS POR NÓS!
—Ó MÃE E SENHORA DOS HUMILDES,
MARIA, CLAMAMOS A VÓS!
—FAZEI-NOS VIVER NOSSO BATISMO,
—CUMPRINDO A MISSÃO DE CRISTÃOS.
LÁ NO CÉU, ROGAL A DEUS POR NÓS!
Pres.: Maria, vos oferecestes vossa vida, para que, por meio de vós, ο Filho eterno do Pai pudesse assumir nossa história e nos mostrar a História da Salvação. Com vossa generosidade de amor e de maternidade, fazei-nos também descobrir nosso próprio ser, como o lugar onde Deus quer morar.
Ass: Senhora Aparecida, Senhora dos pobres que buscam Jesus, dai-nos a coragem do sim resoluto como o vosso. Amém.
A PALAVRA DO SENHOR
—Cântico a palavra de Deus(Entrada da Palavra)
PALAVRAS SANTAS DO SENHOR
EU GUARDAREI, NO CORAÇÃO!
—Anúncio:A encarnação do Verbo - Jo 1,1-5.14
Leitor: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João:
No princípio existia o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus. No princípio ele estava junto de Deus. Tudo foi feito por meio dele, e sem ele nada do que existe foi feito. Nele estava a vida. e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, mas as trevas não a acolheram. E o Verbo se fez carne e veio morar no meio de nós E contemplamos sua glória, a glória que recebe do Pai como Filho único, cheio de graça e verdade.
Leitor: Palavra da Salvação!
Ass: Glória a vós Senhor!
PREGAÇÃO(MENSAGEM DE ESPERANÇA)
PRECE MARIANA
Pres: Maria, mesmo que vosso Filho Jesus vos bastasse ao coração, vós quereis também a nós como vossos filhos e vossas filhas fiéis à Palavra, que nos traz a vida e a eternidade.
Ass: Sede bendita, Maria, que nos ensinais tão grande nobreza humano-divina, como o amor escondido em seu interior.
Pres: Senhora dos Anjos e dos Santos, que haja entre nós a força da esperança e que os açoites daqueles que exploram os pobres e ferem a dignidade humana sejam vencidos pela força da Palavra, que gera a vida, o amor e a paz.
Ass: Bendita sejais, ó Maria, que nos ensinais a brilhar como estrelas do céu, se em nós há humildade e simplicidade. Amém.
Pres.: Oremos: Maria, benditas sejam as mãos que carregam o pão para partilhar com os irmãos. Benditos sejam os que não medem esforços para fazer o Reino acontecer, aqui e agora. Foi o que Jesus nos deixou como herança, que nos salva e nos plenifica: seu amor eterno e solidário.
Ass: Fazei-nos, ó Maria, experimentar a alegria de repartir a vida e o coração, como nos ensinou Jesus. Amém.
ALIMENTADOS POR JESUs
(Cânticos Eucarístico -Levada do Santíssimo ao altar - Entronização, Exposição e Adoração do Santíssimo - diante do Santíssimo reza-se)
Pres: Verbo eterno, Deus da esperança, estendei vosso olhar aos famintos de vossa Palavra e aos excluídos do pão de cada dia. Ajudai-nos a devolver-lhes a dignidade, a paz, a esperança.
Ass: Vossa Palavra é nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.
Pres: Deus eterno, Deus da esperança, fortalecei a vida de todos os que estendem as mãos aos mais necessitados e sofredores. Que sejam alento na vida deles e mãos que os resguardam na dignidade.
Ass: Vossa Palavra é nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.
Pres: Senhor dos senhores, Deus da esperança, somos caminheiros convosco, pois pisastes o chão duro da Palestina e de nosso coração. Desejamos que nossa vida seja vivida conforme vossos desígnios.
Ass: Vossa Palavra é nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.
Pres: Sacerdote eterno, Deus da esperança, Porta sempre aberta da salvação, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos com toda a sinceridade de nosso coração. Acolhei-nos em vosso amor sem-fim.
Ass: Vossa Palavra é nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.
BENÇÃO DO SANTÍSSIMO
(Incensa-se o Santíssimo e canta-se o tão sublime)
Pres.: Do céu lhes destes o Pão,
Ass: que contém todo o sabor.
Pres.: Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério de vosso Corpo e de vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.
(O presidente abençoa o povo com o Santíssimo - Deposita o Santíssimo no Sacrário enquanto canta-se)
CONSAGRAÇÃO A MARIA
Pres.: Maria, vós que gerastes a vida de nosso Senhor, Deus e Homem verdadeiros, e desejais que o conheçamos como vós o conhecestes e o amastes, bem sabeis que Ele deve ocupar nosso coração, e não as coisas vãs e ambições inúteis, para que alcancemos a vida, a paz, a união. Ajudai-nos o Mãe e senhora da nossa esperança.
Ass: Fazendo nascer, em nossa existência, a humildade e a simplicidade, que vós vivestes, e nós inspirando a vivê-las. Aceitai a nossa consagração a vós. Amém.
OFERTA DAS FLORES
Pres.: Senhora Aparecida, não há flor, rosas, lírios e jasmins mais belos que o dom da vida. Embora encantem a alma e o coração, mais encantador e belo seria se as armas atirassem pétalas de rosas e os aviões de guerra regassem os jardins. O mundo seria florido, e a tristeza teria seu fim. Como o mundo não é assim, aceitai, Ó Mãe, o sonho que temos de alcançar a paz entre entre nós, entre todos os povos e todas as nações.
Ass: Ó Mãe, com as flores em nossas mãos, nós vos entregamos nosso sonho de um mundo mais humano e mais irmão. Amém.
(Depositam-se as flores a frente da imagem).
BENÇÃO FINAL
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
O sacerdote ou diácono diz:
Sac ou Diác: Inclinai-vos para receber a bênção.
O sacerdote abençoa o povo dizendo:
Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.
Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Pres ou Diác: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.
