BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORUM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Sr. José Vinícius, incardinado ao clero de Roma, nomeado bispo titular de Campli e auxiliar da mesma jurídição, saudações, paz e bênçãos no Senhor Jesus.
Caríssimo filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, desde o início do catolicismo, instituiu homens para que pastoreassem o seu povo, pregassem o Evangelho e perpetuassem o seu sacrifício: “Chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos, para que estivessem com Ele e para os enviar a pregar” (Lucas 6,13). Assim, tendo passado anos desde a ascensão de Jesus e diante da necessidade de propagar o Evangelho de forma mais efetiva, devido à idade daqueles primeiros, instituíram homens para que continuassem sua missão: “O que de mim ouviste, através de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem a outros” (2 Timóteo 2,2).
Dessa forma, em nossa comunidade vieram também os primeiros bispos, legítimos sucessores dos apóstolos, que serviram incansavelmente à Santa Mãe Igreja. Contudo, por motivos diversos, tiveram que sair de nosso meio, deixando sem pastor várias Igrejas particulares, havendo, assim, a necessidade de chamar novos sucessores para adentrarem na missão apostólica. Dito isso, foi solicitado à Sé Apostólica, na pessoa do Vigário-Geral para a Diocese de Roma, um bispo para que auxiliasse na demanda pastoral de Roma. Tendo analisado o Reverendíssimo Senhor desde sua vida pastoral diocesana até a religiosa, tomamos essa decisão.
Portanto, após a devida mediação do Espírito Santo e os processos que se fizeram necessários, usando da autoridade PETRINA que me foi confiada por Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, o qual me constituiu sucessor de São Pedro, NOMEIO-TE bispo titular de Campli e CONSTITUO-TE auxiliar de Roma, com todos os direitos e deveres atribuídos a tal ofício.
De modo particular, exorto-vos, caríssimo filho, para que lembres sempre que um bispo não é um padre de mitra e báculo; o bispo é um pai espiritual que defende e protege suas ovelhas. Desse mesmo modo, comunico-vos que, no prazo devido, deveis escolher um bispo para a tua bênção das insígnias episcopais e entrar em contato com a Sé Apostólica para marcar a tua sagração episcopal, a qual será presidida por mim.
Desde já, rogo a São Pedro e São Paulo para que intercedam a Deus por ti e por teu novo ministério, que irás assumir mediante a vontade divina.
Dado e passado, em Roma, junto a São Pedro e São Paulo, aos décimo sexto dia do mês de fevereiro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e seis, primeiro de nosso pontificado.
† Benedictvs Pp.
Pontifex Maximus
