Nomeação para a Unidade dos Cristãos | Prot N° 001/2026

 


DICASTERIUM PRO UNITATE CHRISTIANORUM 

_________________    

A todos que deste decreto lerem ou ouvirem, paz e bençãos no Senhor Jesus.

Compete ao Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos dedicar-se, com oportunas iniciativas e atividades, ao empenho ecuménico, quer dentro da Igreja Católica quer nas relações com as outras Igrejas e Comunidades eclesiais, para recompor a unidade entre os cristãos.

É missão do Dicastério implementar os ensinamentos do Concílio Vaticano II e do Magistério pós-conciliar relativos ao ecumenismo.

Ocupa-se da correta interpretação e fiel aplicação dos princípios ecuménicos e das diretrizes estabelecidas para orientar, coordenar e desenvolver a atividade ecuménica.

Favorece encontros e eventos católicos, nacionais e internacionais, capazes de promover a unidade dos cristãos.

Coordena as iniciativas ecuménicas das outras Instituições curiais, dos Departamentos e das Instituições ligadas à Santa Sé com as outras Igrejas e Comunidades eclesiais.

Submetidas previamente as questões ao Romano Pontífice, o Dicastério cuida das relações com as outras Igrejas e Comunidades eclesiais. Promove o diálogo teológico e os colóquios para favorecer a unidade com elas, valendo-se da colaboração de peritos.

Compete ao Dicastério designar os membros católicos dos diálogos teológicos, os observadores e delegados católicos para os vários encontros ecuménicos. Sempre que parecer conveniente, convida os observadores, ou «delegados fraternos» das outras Igrejas e Comunidades eclesiais para as reuniões e eventos mais significativos da Igreja Católica.

O Dicastério favorece iniciativas ecuménicas, inclusive no plano espiritual, pastoral e cultural.

Visto que o Dicastério, por sua natureza, deve ocupar-se frequentemente de questões inerentes à fé, é necessário que o mesmo proceda de acordo com o Dicastério para a Doutrina da Fé, sobretudo quando se trata de publicar documentos ou declarações.

Ao tratar os assuntos que dizem respeito às relações entre as Igrejas Orientais Católicas e as Igrejas Ortodoxas ou Ortodoxas Orientais, colabora com o Dicastério para as Igrejas Orientais e a Secretaria de Estado.

Esse é o papel desta Congregação, e o prefeito com a confiança dada por vossa Santidade Papa Bento, desejo NOMEAR:

Prefeito:
Mons. João Pedro

Vice-prefeito
Pe. Daniel Almeida

Secretário:
Padre Victor Giuliani

O prefeito desta congregação confia em seu secretário para que possa ajudar a administrar esse dicastério, para que possam lidar com esse assuntos com a maneira mais fácil possível, com a ajuda de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dado e passado em Roma, na sede desta congregação, no décimo segundo dia do mês de fevereiro, no ano da graça do Senhor de 2026

Monsenhor João Pedro
Prefeito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristão 
Postagem Anterior Próxima Postagem