IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
PRIMAS ITALIÆ ET ARCHIEPISCOPUS
PROVINCIÆ ROMANÆ METROPOLITANUM
DOMINUS STATUS VATICANÆ CIVITATIS
PATRIARCHA OCCIDENTIS
AD PERPETUAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Rauan Ferreira
saudação, paz e bênção no Senhor
Com alegria e espírito de reconciliação, vimos por meio desta comunicar oficialmente a reabilitação e retorno ao serviço de Dom Rauan Cardeal Ferreira, após um período de afastamento motivado por questões de ordem pessoal e discernimento espiritual.
Assim como o Senhor Jesus, Bom Pastor, nunca deixa de buscar a ovelha que se afasta, a Igreja, Mãe e Mestra, acolhe de braços abertos aquele que, com humildade e fé, deseja retomar seu chamado ao serviço do povo de Deus.
“Porque o Senhor é compassivo e misericordioso, paciente e grande em bondade.”
(Salmo 103, 8)
Dom Rauan, tendo percorrido este tempo de silêncio fecundo e purificação interior, retorna ao apostolado com o coração renovado e fortalecido, pronto para novamente pastorear o rebanho que lhe foi confiado. Sua decisão, discernida com oração e aconselhamento espiritual, manifesta o zelo e a fidelidade ao chamado divino.
O Catecismo da Igreja Católica nos lembra:
“A vocação cristã é, por sua própria natureza, também vocação ao apostolado.”
(CIC §863)
Reconhecendo seu desejo sincero de continuar a missão confiada por Cristo à Sua Igreja, reafirmamos que Dom Rauan Cardeal Ferreira está plenamente reabilitado e autorizado a exercer novamente todas as funções litúrgicas, pastorais e doutrinais do seu ministério episcopal.
Unimo-nos em oração para que esta nova etapa do ministério de Dom Rauan seja marcada por frutos abundantes de amor, unidade e evangelização.
A Igreja é, como nos diz o Papa Francisco, “um hospital de campanha”, e cada retorno sincero é motivo de festa para toda a comunidade dos fiéis. Como ensina o Senhor:
“Haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
(Lucas 15,7)
Portanto, usando de minha autoridade apostólica, decreto a reabilitação do Sr. Rauan Ferreura ao sacro Colégio cardinalício, confiando-lhe a sede cardinalícia Sé Presbiteral da Sagrada Família de Nazaré em Centocelle (Sanctae Familiae Nazarethanae ad Centumcellas) e declaro que ficará vacante em Roma, na casa de Santa Marta.
A este novo chamado, encorajamos Sua Eminência a acolhê-lo com espírito de entrega e nobreza de coração, oferecendo-se por inteiro à missão sagrada que lhe foi confiada. Seja vigilante e disponível, que não se recolha em si mesmo, nem aguarde ser solicitado, mas que se antecipe com zelo às exigências pastorais do povo de Deus. Que o fogo do seu ministério sacerdotal seja fonte de inspiração para uma comunidade mais viva e comprometida, que rejeita a estagnação e busca, com perseverança, o amadurecimento espiritual e o dinamismo evangelizador.
Desde já, invoco a intercessão gloriosa de São Pedro e São Paulo por este nosso irmão, que, em atitude de humildade e confiança filial, é reintegrado à plena comunhão e ao exercício pastoral da Igreja. Que os Santos Apóstolos, fundamentos da Igreja de Cristo, o fortaleçam com sua intercessão e o iluminem a trilhar o caminho da fidelidade, da coragem e da caridade apostólica. Sob o olhar misericordioso do Pai, desejamos que ele encontre novo vigor para servir com generosidade e entusiasmo, sempre orientado pela luz do Espírito Santo.