BULA DE NOMEAÇÃO EPISCOPAL
BISPO DIOCESANO DE LEIRIA-FATIMA
Ao diletíssimo filho, Dom Maikon Magno,
eleito bispo diocesano de Leiria-Fatima,saudações e bençãos apostólicas.
eleito bispo diocesano de Leiria-Fatima,saudações e bençãos apostólicas.
O chamado do Senhor é sempre um mistério que se revela na simplicidade da escuta e na grandeza da obediência. Quando Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, dirige sua voz, Ele não busca os perfeitos, mas os dispostos. Aqueles que, com coração humilde, não se deixam distrair pelas vozes do mundo, nem perder o foco da missão que lhes é confiada, quando o senhor realmente escolhe ele não tem dúvida nenhuma, sempre escolhe aquele que o próprio capacitou para tal ministério.
Após um bom tempo analisando a vida pastoral do nosso irmão Dom Maikon Magno como Bispo Auxiliar de Leiria-Fatima, a mesma Diocese, querida e relevante nesta configuração eclesial, requer um novo Pastor, que, com coração ardente, governe, ensine e santifique o povo confiado aos seus cuidados e Realmente queira cuidar do povo que o senhor o enviou.
Por isso, ouvindo atentamente o Espírito Santo, e considerando tua vida, teu zelo e tua firme disposição, TE NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS, como BISPO DIOCESANO DA IGREJA DE LEIRIA-FATIMA, com todos os direitos, deveres e encargos que o sagrado múnus pastoral comporta, segundo o sagrado cânon e a tradição viva da Santa Igreja.
Amado Irmão, neste tempo, em que tantos se perdem nas superficialidades e nas distrações que o mundo oferece, o Senhor te chama a ser um Pastor com presença marcante, que caminhe à frente do povo, com o propósito firme de santidade, com uma vida que seja, ao mesmo tempo, exemplo e testemunho. Sê, pois, promotor das vocações, encorajando os jovens a ouvir e responder ao chamado de Deus. Cuida da formação, não apenas intelectual, mas sobretudo dos costumes, da moral cristã, da caridade fraterna e da vida espiritual, para que teu povo se conserve fiel, luminoso e firme na fé.
Não permitas que se afrouxe entre os teus a vigilância da fé e dos costumes. Esteja sempre atento às necessidades do teu clero, próximo dos teus sacerdotes, amigo dos consagrados, pai dos fiéis leigos, conselheiro dos jovens e conforto dos idosos e enfermos. Exerce com sabedoria, prudência e zelo os ofícios que te confiamos. E lembra-te sempre que o Bispo é aquele que ouve, guia, sustenta, corrige, e sobretudo ama, segundo o coração do Bom Pastor.
Confiamos teu ministério à proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e Senhora da Assunção, a São José, seu castíssimo esposo, e a São João Maria Vianney, modelo dos párocos e dos pastores.