LIVRETO CELEBRATIVO 4° DIA DA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

 

 

LIVRETO CELEBRATIVO  

4° DIA DA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Tema: Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor.

CANTO DE ENTRADA
(Hino oficial do Novenário 2025)

RITOS INICIAIS

Pres.: Senhora Aparecida, revesti-nos da força do céu, do amor que nos re- nova, reconcilia-nos e nos perdoa. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres.: Convosco, ó Maria, caminhamos felizes, pois caminhamos na certeza de encontrar Jesus, Filho eterno do Pai, que veio para nos amar, perdoar e nos reconciliar. Felizes os que nele se inspiram para viver e agir.
Ass: Fazei-nos, ó Mãe querida, um povo de reconciliados, uma Igreja viva e comprometida na verdade de Cristo.

Pres.: Afastai-nos das agressividades que nos entristecem e causam divisão. Ajudai-nos, ó Mãe, a ter um coração acolhedor, mais misericordioso e mais para o amor do Senhor, que nos reconcilia e nos traz a vida e a paz.
Ass: Ó Mãe, fazei-nos caminhar, cada dia, iluminados por Jesus, nossa luz, nossa vida e nosso amor sem-fim. Amém.

ACOLHENDO MARIA,  SENHORA APARECIDA

(Procissão com a imagem em direção ao altar central-Entronização da Imagem - Silêncio Orante - Incensa-se a imagem-na sequência canta-sé o cântico de acolhida)

Pres.: Senhora e Mãe bendita, a extrema força do amor de vosso Filho é o perdão e a reconciliação. Vós mesma o vistes dizer do alto da Cruz: "Pai, perdoai-lhes". Confiamos na misericórdia de vosso Filho. Ajudai-nos, ó Mãe, caminhar com Ele sem cessar.

Ó MÃE E SENHORA APARECIDA,
MARIA, CLAMAMOS A VÓS! 
SOIS MODELO DE VIDA E DE MISSÃO, 
GUARDAI-NOS NO CAMINHO DA REDENÇÃO!
LÁ NO CÉU, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Ó MÃE E SENHORA DE NOSSA PÁTRIA,
MARIA, CLAMAMOS A VÓS! 
DISSIPAI AS TREVAS DA OPRESSÃO 
E FAZEI-NOS UM POVO MAIS IRMÃO!
LÁ NO CÉU, ROGAI A DEUS POR NÓS!

Ó MÃE E SENHORA DOS HUMILDES, 
MARIA, CLAMAMOS A VÓS! 
FAZEI-NOS VIVER NOSSO BATISMO,
CUMPRINDO A MISSÃO DE CRISTÃOS.
LÁ NO CÉU, ROGAL A DEUS POR NÓS!

Pres.: Maria, a reconciliação com o Pai, que vosso Jesus nos trouxe, é decisiva em nossa vida. Sem reconciliação não há vida, não há maldade humana, infelizmente, ainda e reconstrói os laços rompidos pela paz. O perdão cura nossas feridas presente no meio de nós. Quem não perdoa não ama, e quem ama será feliz todos os dias.
Ass: Fazei-nos, ó Mãe, fortes na fé e alegres na esperança, pois, em vosso Filho, temos a vida, o per dão e a paz. Amém.

A PALAVRA DO SENHOR
—Cântico a palavra de Deus(Entrada da Palavra)
PALAVRAS SANTAS DO SENHOR
EU GUARDAREI, NO CORAÇÃO!
—Anúncio:Cristo nos reconcilia - 2Cor 5,17-20

Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios:
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. 
Leitor:  Palavra do Senhor!
Ass: Graças a Deus!

PREGAÇÃO(MENSAGEM DE ESPERANÇA)


PRECE MARIANA

Leitor.: Maria, quanto amor recebemos, cada dia, pois o perdão é amor sem-fim, que não podemos contar ou medir. Reconciliar-se é a maior força de alegría e de paz que pode mos ter entre nós. Por isso vosso Filho Jesus veio nos ensinar que não há limite para o perdão, pois o amor não pode ser medido. Dentre os pequenos e grandes gestos de amor, ele é infinito.
Ass: Bem-aventurados os reconciliados, pois descobriram seu lugar no coração do Deus da vida e do perdão.

Leitor.: Ajudai-nos, Maria, a repetir sem cessar a atitude do perdão e da reconciliação, até se tornar um hábito de nosso coração, até que seja o olhar costumeiro e altaneiro de quem só quer amar. Não há medida para o amor, pois ele nos reveste das coisas do céu, da eternidade em nossa temporalidade.
Ass: Maria, convosco andamos no caminho do Reino, fazendo da vida uma oblação de amor e de perdão. Amém.

ALIMENTADOS POR JESUs

(Cânticos Eucarístico -Levada do Santíssimo ao altar - Entronização, Exposição e Adoração do Santíssimo - diante do Santíssimo reza-se)

Leitor: Senhor da Vida, somos peregrinos sedentos de vós, do Absoluto, pois em vós encontramos o alento de que precisamos, e vossa misericórdia e bondade são infinitas. A vós nosso louvor, nosso amor.
Ass: Vós sois o Deus da Vida, o Deus do Amor, da reconciliação e da paz.

Leitor: Senhor da Vida, buscamos a Terra prometida de vosso Reino. Precisamos de vossa reconciliação, pois o cansaço e o desânimo parecem ter mais força em nós do que vós. Porque confiamos e esperamos em vós, nós vos louvamos, Senhor.
Ass: Vós sois o Deus da Vida, o Deus do Amor, da reconciliação e da paz.

Leitor: Senhor da Vida, somos vosso povo, povo de pobres e de ricos, de bispos e leigos, de santos e pecadores, de Igreja sinodal. Tornai-nos capazes de sermos bem-aventurados da misericordia, da reconciliação. A vós nosso louvor, nosso amor.
Ass: Vós sois o Deus da Vida, o Deus do Amor, da reconciliação e da paz.

Leitor: Senhor da Vida, desejamos ser portadores da esperança em nosso mundo carrancudo, por causa das ambições e vaidades inúteis. Buscamos a vida de comunhão e esperamos ser mais ousados, como Igreja e como irmãos. A vós nosso louvor, nosso amor.
Ass: Vós sois o Deus da Vida, o Deus do Amor, da reconciliação e da paz.

BENÇÃO DO SANTÍSSIMO 

(Incensa-se o Santíssimo e canta-se o tão sublime)

Pres.: Do céu lhes destes o Pão,
Ass: que contém todo o sabor.

Pres.: Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério de vosso Corpo e de vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

(O presidente abençoa o povo com o Santíssimo - Deposita o Santíssimo no Sacrário enquanto canta-se)

CONSAGRAÇÃO A MARIA

Pres.: Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.
Ass: Fazendo nascer, em nossa existência, a humildade e a simplicidade, que vós vivestes, e nós inspirando a vivê-las. Aceitai a nossa consagração a vós. Amém.

OFERTA DAS FLORES

Pres.: Senhora Aparecida, não há flor, rosas, lírios e jasmins mais belos que o dom da vida. Embora encantem a alma e o coração, mais encantador e belo seria se as armas atirassem pétalas de rosas e os aviões de guerra regassem os jardins. O mundo seria florido, e a tristeza teria seu fim. Como o mundo não é assim, aceitai, Ó Mãe, o sonho que temos de alcançar a paz entre entre nós, entre todos os povos e todas as nações.
Ass:  Amém.
(Depositam-se as flores a frente da imagem).

BENÇÃO FINAL

142. Segue-se o rito de despedida. O sacerdote abrindo os braços, saúda o povo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O sacerdote ou diácono diz:
Postagem Anterior Próxima Postagem