LIVRETO CELEBRATIVO
8° DIA DA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Tema: Com Maria, acolher as Bem-aventuranças, caminho de vida, de justiça e de paz!''
CANTO DE ENTRADA
(Hino oficial do Novenário 2025)
RITOS INICIAIS
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.
Pres.: O senhor esteja com vosco
Ass: Ele está no meio de nós
Pres: Irmãos e irmãs acolhamos Maria nossa mãe.
ACOLHENDO MARIA, SENHORA APARECIDA
(Procissão com a imagem em direção ao altar central-Entronização da Imagem - Silêncio Orante - Incensa-se a imagem-na sequência canta-sé o cântico de acolhida)
Pres:Ó sol sem mácula, Virgem Maria, eu me congratulo convosco e me alegro de que em vossa Conceição vos fosse conferida por Deus uma graça maior e mais copiosa do que tiveram todos os Anjos e todos os Santos no auge de seus merecimentos. Dou graças e admiro a suma bondade da Santíssima Trindade, que vos enriqueceu com tal privilégio. Ah! Senhora, fazei que eu corresponda à graça divina, e não torne a abusar dela; mudai-me o coração, e fazei que desde agora comece o meu arrependimento.
Ass: Amém
Pres:Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redendor, dai à alma desfalecida vosso poder e valor. Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte!
Ass: Amém
A PALAVRA DO SENHOR
—Cântico a palavra de Deus(Entrada da Palavra)
PALAVRAS SANTAS DO SENHOR
EU GUARDAREI, NO CORAÇÃO!
Leitor:Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠segundo Lucas
Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”
PREGAÇÃO(MENSAGEM DE ESPERANÇA)
PRECE MARIANA
Leitor.: Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vô-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro. Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias; sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe!
Ass: Amém
ALIMENTADOS POR JESUs
(Cânticos Eucarístico -Levada do Santíssimo ao altar - Entronização, Exposição e Adoração do Santíssimo - diante do Santíssimo reza-se)
- Bendito seja Deus!
- Bendito seja seu santo nome!
- Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!
- Bendito seja o nome de Jesus!
- Bendito seja seu Sacratíssimo Coração!
- Bendito seja seu preciosíssimo Sangue!
- Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar
- Bendito seja o Espírito Santo Paráclito!
- Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima!
- Bendita seja sua santa e imaculada Conceição!
- Bendita seja sua gloriosa Assunção!
- Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe!
- Bendito seja São José, seu castíssimo esposo!
- Bendito seja Deus em seus anjos e em seus santos!
BENÇÃO DO SANTÍSSIMO
(Incensa-se o Santíssimo e canta-se o tão sublime)
Pres.: Do céu lhes destes o Pão,
Ass: que contém todo o sabor.
Pres.: Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério de vosso Corpo e de vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.
(O presidente abençoa o povo com o Santíssimo - Deposita o Santíssimo no Sacrário enquanto canta-se)
CONSAGRAÇÃO A MARIA
Pres.: Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.
Ass: Fazendo nascer, em nossa existência, a humildade e a simplicidade, que vós vivestes, e nós inspirando a vivê-las. Aceitai a nossa consagração a vós. Amém.
OFERTA DAS FLORES
Pres.: Senhora Aparecida, não há flor, rosas, lírios e jasmins mais belos que o dom da vida. Embora encantem a alma e o coração, mais encantador e belo seria se as armas atirassem pétalas de rosas e os aviões de guerra regassem os jardins. O mundo seria florido, e a tristeza teria seu fim. Como o mundo não é assim, aceitai, Ó Mãe, o sonho que temos de alcançar a paz entre entre nós, entre todos os povos e todas as nações.
Ass: Amém.
(Depositam-se as flores a frente da imagem).
BENÇÃO FINAL
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
O sacerdote ou diácono diz:
Sac ou Diác: Inclinai-vos para receber a bênção.
O sacerdote abençoa o povo dizendo:
Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.
Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Pres ou Diác: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.