LIVRETO CELEBRATIVO
7° DIA DA NOVENA E FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
Tema: Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus!''
CANTO DE ENTRADA
(Hino oficial do Novenário 2025)
RITOS INICIAIS
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.
Pres.: O senhor esteja com vosco
Ass: Ele está no meio de nós
Pres: Irmãos e irmãs acolhamos Maria nossa mãe.
ACOLHENDO MARIA, SENHORA APARECIDA
(Procissão com a imagem em direção ao altar central-Entronização da Imagem - Silêncio Orante - Incensa-se a imagem-na sequência canta-sé o cântico de acolhida)
Pres:Ó aurora nascente e pura, Imaculada Maria, eu me alegro e exulto convosco porque no mesmo instante da vossa Conceição, fostes confirmada em graça e tornada impecável. Dou graças e exalto a Santíssima Trindade, que somente a vós distinguiu com esse especial privilégio, Ah! Virgem Santa, alcançai-me um total e contínuo aborrecimento do pecado sobre todos os outros males, e que antes morra do que torne a cometê-lo.
Ass: Amém
Pres:Senhora Aparecida, milagrosa Padroeira, sede nossa guia nesta mortal carreira! Ó Virgem Aparecida, sacrário do Redendor, dai à alma desfalecida vosso poder e valor. Ó Virgem Aparecida, fiel e seguro norte, alcançai-nos graças na vida, favorecei-nos na morte!
Ass: Amém
A PALAVRA DO SENHOR
—Cântico a palavra de Deus(Entrada da Palavra)
PALAVRAS SANTAS DO SENHOR
EU GUARDAREI, NO CORAÇÃO!
Leitor:Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠segundo Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
PRECE MARIANA
Leitor.: Virgem puríssima, concebida sem pecado, e desde aquele primeiro instante toda bela e sem mancha, gloriosa Maria, cheia de graça, Mãe de meu Deus, Rainha dos anjos e dos homens: eu vos saúdo humildemente como Mãe do meu Salvador, que com aquela estima, respeito e submissão, com que vos tratava, me ensinou quais sejam as honras e a veneração que eu devo prestar-vos; dignai-vos, eu vô-lo rogo, de receber as que nesta Novena vos consagro. Vós sois o seguro asilo dos pecadores penitentes, e assim tenho razão para recorrer a vós; sois Mãe de misericórdia, e por este título não podeis deixar de enternecer-vos à vista das minhas misérias; sois depois de Jesus Cristo toda a minha esperança, e por esta razão não podereis deixar de reconhecer a terna confiança que tenho em vós; fazei-me digno de chamar-me vosso filho, para que possa confiadamente dizer-vos: mostrai que sois nossa Mãe!
Ass: Amém
ALIMENTADOS POR JESUs
(Cânticos Eucarístico -Levada do Santíssimo ao altar - Entronização, Exposição e Adoração do Santíssimo - diante do Santíssimo reza-se)
- Bendito seja Deus!
- Bendito seja seu santo nome!
- Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!
- Bendito seja o nome de Jesus!
- Bendito seja seu Sacratíssimo Coração!
- Bendito seja seu preciosíssimo Sangue!
- Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do altar
- Bendito seja o Espírito Santo Paráclito!
- Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima!
- Bendita seja sua santa e imaculada Conceição!
- Bendita seja sua gloriosa Assunção!
- Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe!
- Bendito seja São José, seu castíssimo esposo!
- Bendito seja Deus em seus anjos e em seus santos!
BENÇÃO DO SANTÍSSIMO
(Incensa-se o Santíssimo e canta-se o tão sublime)
Pres.: Do céu lhes destes o Pão,
Ass: que contém todo o sabor.
Pres.: Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério de vosso Corpo e de vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.
(O presidente abençoa o povo com o Santíssimo - Deposita o Santíssimo no Sacrário enquanto canta-se)
CONSAGRAÇÃO A MARIA
Pres.: Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.
Ass: Fazendo nascer, em nossa existência, a humildade e a simplicidade, que vós vivestes, e nós inspirando a vivê-las. Aceitai a nossa consagração a vós. Amém.
OFERTA DAS FLORES
Pres.: Senhora Aparecida, não há flor, rosas, lírios e jasmins mais belos que o dom da vida. Embora encantem a alma e o coração, mais encantador e belo seria se as armas atirassem pétalas de rosas e os aviões de guerra regassem os jardins. O mundo seria florido, e a tristeza teria seu fim. Como o mundo não é assim, aceitai, Ó Mãe, o sonho que temos de alcançar a paz entre entre nós, entre todos os povos e todas as nações.
Ass: Amém.
(Depositam-se as flores a frente da imagem).
BENÇÃO FINAL
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
O sacerdote ou diácono diz:
Sac ou Diác: Inclinai-vos para receber a bênção.
O sacerdote abençoa o povo dizendo:
Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.
Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Pres ou Diác: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.
