Ata de Selamento do Palácio Apostólico | Câmara Apostólica

   

DOM GREGORY MENDES CARDEAL SILVEIRA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-PROTOPRESBÍTERO DE SAN GREGORIO MAGNO ALLA MAGLIANA NUOVA
CARMELENGO DA SANTA IGREJA

C A M E R A  A P O S T O L I C A
ATA DE SELAMENTO DO PALÁCIO APOSTÓLICO

Em nome da Sé Apostólica, e em conformidade com os documentos que regem a Sede Vacante, de modo mais especial, a Constituição Apostólica Universi Domini Gregis I promulgada pelo Papa João Paulo, viemos registrar nos relatórios e registros da Santa Igreja o selamento do palácio apostólico após a morte do Papa Clemente.

Tal ato foi conduzido sob a presidência do Eminentíssimo Cardeal Silveira, Carmelengo da Santa Igreja, com a assistência do Decano do Sacro Colégio Cardinalício, o Prefeito da  Casa Pontifícia e o Mestre das Cerimônias Pontifícias.

O selamento teve início às 13h no apartamento Papal, com a oração pedindo o auxílio de Deus todo-poderoso. 

Os presentes deram início à abertura do Apartamento Papal com a finalidade de proceder à verificação de suas dependências. Foi elaborado um levantamento preliminar, no qual se identificou a existência de documentos, bem como de bens pessoais e objetos de uso litúrgico pertencentes ao Santo Padre. Tais itens permanecerão devidamente selados e sob guarda até decisão ulterior do futuro Sumo Pontífice ou do Colégio dos Cardeais.

Encerrada a averiguação, procedeu-se ao fechamento oficial do Apartamento Papal. Lacres institucionais da Santa Sé foram afixados em todas as portas de acesso e demais pontos considerados necessários, sendo o ato validado mediante a assinatura do Cardeal Camerlengo e das testemunhas presentes.

Declara-se que o Apartamento Papal encontra-se sob condição de inviolabilidade, ficando expressamente proibido qualquer ingresso durante o período da Sé Vacante, salvo autorização formal do Colégio dos Cardeais e sempre sob a supervisão do Camerlengo.

O referido procedimento foi executado em estrita observância às disposições canônicas e às normas protocolares vigentes, tendo sido devidamente acompanhado e testemunhado por todos os presentes. Que este ato sirva à preservação do patrimônio da Igreja e da memória de Sua Santidade, enquanto se aguarda, em espírito de oração, a eleição do novo Sucessor de São Pedro.

Nada mais havendo a consignar, foi redigida a presente ata, a qual será transcrita nos registros da Câmara Apostólica e arquivada no Arquivo Apostólico, para fins de preservação permanente dos fatos.

E, por corresponder à verdade dos acontecimentos, dou fé e firmo a presente.

Dado e Passado, em Roma, na Sé Vacante, ao sexto dia do mês de fevereiro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e seis.

Gregory Card. SILVEIRA
Cardeal-ProtoPresbítero di San Gregorio Magno Alla Magliana Nuova
Camerarius Sanctae Romanae Ecclesiae 
Postagem Anterior Próxima Postagem