Nota Oficial | Decanato do Sacro Colégio Cardinalicio

  
 

DOM GREGORY MENDES CARDEAL SILVEIRA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
VICE-DECANO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO

DECANATO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO

Aos estimados filhos e filhas de nosso urbi, de modo particular ao Sr. Adeilson Cardeal Clementini, saudações e paz em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Caríssimos, O Eminentíssimo Sr. Adeilson Cardeal Clementini, Decano do Sacro Colégio, comunicou, na tarde deste dia, que, por motivos de saúde, encontra-se legitimamente impedido de se deslocar até a Capela Sistina no próximo dia 07 de fevereiro, data estabelecida para a celebração do conclave. Em razão de tal impedimento, não poderá presidir os atos próprios do ofício que lhe compete.

Diante dessa circunstância, declaramos que o referido cardeal PERMANECERÁ na Casa Santa Marta, EXERCENDO o seu direito de voto nos termos previstos para os cardeais legitimamente impedidos de se deslocar, conforme estabelecem as normas da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, observando-se rigorosamente o procedimento prescrito e o devido sigilo.

Reafirmamos, ademais, que, na ausência do Decano, compete ao Vice-Decano ou, na falta deste, ao cardeal-eleitor mais antigo assumir as funções próprias do decanato. Em conformidade com tal disposição, RECAI sobre minha pessoa a responsabilidade de presidir o santo conclave, a Missa Pro Eligendo Pontifice e todos os demais atos e deveres inerentes a esse ofício.

Em razão da acumulação excepcional de encargos decorrente dos fatos acima expostos, e a fim de assegurar o regular andamento dos trabalhos durante a Sé Vacante, declaro CESSADO, a partir das 22h do dia de hoje e enquanto perdurarem tais circunstâncias, o exercício prático das funções próprias do ofício de Camerlengo da Santa Igreja Romana, determinando que as atribuições ordinárias desse encargo sejam exercidas segundo o direito e as normas vigentes, até ulterior disposição.

Dado e Passado em Roma, ao sexto dia do mês de fevereiro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e seis.

+ Gregorius Card. SILVEIRA
Vice-Decano do Sacro Colégio Cardinalício

Postagem Anterior Próxima Postagem