BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORUM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Sr. Enzo Cardeal Rosa, até aqui Cardeal da Santa Igreja Romana, exonerado de seu ofício cardinalício, saúde, paz e bênçãos apostólicas.
Caríssimo filho, a missão de um cardeal é assistir o Papa em seu pontificado na Santa Igreja, oferecendo sempre o suporte que lhe é solicitado. Assim, desde a tua nomeação cardinalícia, demonstraste um belo desempenho em tua vida pastoral, ajudando continuamente a Santa Mãe Igreja. Contudo, sabemos que tudo está nos tempos de Deus: “Tudo tem seu tempo” (Ecl 3,1) e que não se encaixas mais a condição cardinalícia.
Portanto, após a devida mediação do Espírito Santo e a necessidade que se encontra a cidade de Roma, usando da autoridade PETRINA que me foi confiada por Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, o qual me constituiu sucessor de São Pedro, EXONERO-TE do Colégio de Cardeais voltando ao estado episcopal sob o Tituli de Recanati.
Ademais, devo comunicar-lhe meu sincero agradeço pelos teus serviços a Santa Mãe Igreja, que nosso Senhor Jesus Cristo vos abêncoe infinitamente.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro e São Paulo, aos vigésimo segundo dias do mês de fevereiro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e seis, na festa da Cátedra de São Pedro, primeiro de Nosso Pontificado.
† Benedictvs Pp.
Pontifex Maximus
