BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORUM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Sr. Enzo Cardeal Rosa, até aqui residente em Roma, nomeado Arcebispo Metropolitano Primaz de Salvador, saúde, paz e bênçãos apostólicas.
Caríssimo filho, Tendo analisado a situação da Igreja Particular de Salvador, percebo a carência de um pastor prudente, doutrinal e que possua sólida experiência pastoral, uma vez que a supracitada arquidiocese se encontra em diversas necessidades a serem atendidas. Assim, conforme as Sagradas Escrituras, Nosso Senhor nos exorta a enviar dignos pastores para o seu rebanho: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência” (Jr 3,15).
Dessa forma, ao solicitar o auxílio do Espírito Santo para que enviasse um digno pastor, veio-me à mente o teu nome, querido filho, que tanto te dedicaste ao serviço da Diocese de Roma. Por isso, julgamos por bem confiar-te esta missão.
Portanto, após a devida mediação do Espírito Santo e considerando as necessidades da Igreja em Salvador, usando da autoridade petrina que me foi confiada por Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, que me constituiu sucessor de São Pedro, NOMEIO-TE como Arcebispo Metropolitano Primaz de Salvador, com todos os direitos e deveres atribuídos a tal ofício. Dessa forma, deveis solicitar à Sé Apostólica o Pálio arquiepiscopal para o utilizares em tua província eclesiástica.
De modo particular, exorto-te, querido filho, para que guies com humildade, zelo e entrega total de tua vida o povo cristão incardinado em Salvador.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro e São Paulo, aos décimo terceiro dias do mês de fevereiro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e seis, primeiro de Nosso Pontificado.
† Benedictvs Pp.
Pontifex Maximus
