Bula de Nomeação Episcopal | Vigário Geral de Sua Santidade para Diocese de Roma

        

BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORUM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM

Ao dileto filho Sr. Kauã Cardeal Santos, até aqui residente em Roma, nomeado Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, saúde, paz e bênçãos apostólicas.

Caríssimo filho, o Bispo deve ser um pastor que cuida do rebanho que lhe foi confiado. Tendo isso em mente, sabes que o Romano Pontífice exerce, em conformidade de seu ofício, o ministério de Bispo de Roma. Contudo, por ser o pastor universal da Igreja, não lhe é possível dedicar-se exclusivamente ao cuidado desta Diocese. Assim, ao considerar a necessidade desta Igreja particular, venho a refletir, conforme está escrito: “Quem é o administrador fiel e prudente que o Senhor constituirá sobre a sua casa?” (Lc 12,42), até reconhecer em ti, querido filho, aquele a quem confiar tal missão.

Diante disso, tendo atentamente observado a tua vida, tua fé e teu serviço pastoral, desejamos, por meio desta, confiar-te uma participação especial no cuidado da Diocese de Roma, exortando-te a pastorear com amor esta porção do rebanho de Deus que te é confiada, segundo a exortação apostólica: “Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado” (1Pd 5,2-3).

Portanto, após a devida mediação do Espírito Santo e a necessidade que se encontra a cidade de Roma, usando da autoridade PETRINA que me foi confiada por Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, o qual me constituiu sucessor de São Pedro, NOMEIO-TE como Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, com todos os direitos e deveres atribuídos a tal ofício.

De modo particular, exorto-te a cuidar desse rebanho com todo o vosso amor, para que as ovelhas jamais se sintam privadas da presença de um pastor no meio delas, e a rezar incansavelmente por elas.

Desde já, rogo a São Pedro e São Paulo que intercedam junto a Deus pelo ministério de Vigário-Geral que irás assumir.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro e São Paulo, aos décimo terceiro dia do mês de fevereiro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e seis, primeiro de Nosso Pontificado.

 Benedictvs Pp.
Pontifex Maximus

Postagem Anterior Próxima Postagem