BENEDICTVS, EPISCOPVS
SERVVS SERVORUM DEI
AD PERPETVAM REI MEMORIAM
Ao dileto filho Sr. João Pedro, incardinado ao clero de Aparecida, nomeado bispo titular de Feradi Maius e auxiliar da mesma jurisdição, saudações, paz e bênçãos no Senhor Jesus.
Caríssimo filho, o episcopado exige uma dedicação extrema ao chamado de Deus, uma vez que investido da Plenitude da Ordem o eleito tonar-se uma autoridade e representante da igreja agindo in persona eclessiae. Desse modo, o espírito Santo escolhe servos dignos que com o auxilio dele serão pastores segundo o seu coração mesmo que seja o menor de seu servo ou aquele que já errou e se arrependeu, pois Deus olha o coração: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus.” (Atos 20:28)
Diante disso, vendo a necessidade de um pastor para a Arquidiocese Metropolitana de Aparecida, após minha eleição como romano pontífice, decidi por bem ouvir o dicastério para os bispos e a secretaria de estado do Vaticano que depois das protocolos e processos necessários
Portanto, após a devida mediação do Espírito Santo e os processos que se fizeram necessários, usando da autoridade PETRINA que me foi confiada por Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, o qual me constituiu sucessor de São Pedro, NOMEIO-TE bispo titular de Feradi Maius e CONSTITUO-TE Bispo Auxiliar de Aparecida, com todos os direitos e deveres atribuídos a tal ofício.
De modo particular, exorto-te a seres zeloso nesse ministério, entregando-te inteiramente à evangelização e à propagação do Evangelho de Nosso Senhor.
Desde já, rogo a São Pedro e São Paulo que intercedam junto a Deus por ti e por teu novo ministério, que irás assumir mediante a vontade divina.
Dado e passado em Roma, junto a São Pedro e São Paulo, aos décimo sexto dias do mês de fevereiro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e seis, primeiro de Nosso Pontificado.
† Benedictvs Pp.
Pontifex Maximus
